Conheça as principais novidades no tratamento da asma, doença respiratória que acomete milhares de pessoas em todo o mundo
A asma é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela pode causar dificuldade respiratória, chiado no peito, tosse e outros sintomas que podem ser debilitantes para aqueles que a possuem. Felizmente, nos últimos anos, houve grandes avanços no tratamento da asma, o que tem permitido que pacientes com a doença tenham uma vida mais saudável e confortável.
Neste blog, vamos explorar alguns desses avanços.
Tratamento personalizado
Com o aumento da compreensão da natureza da asma, os médicos estão cada vez mais adotando uma abordagem personalizada para o tratamento.
Em vez de uma abordagem única para todos, o tratamento é ajustado de acordo com as necessidades individuais do paciente. Isso inclui a seleção de medicamentos com base na gravidade da doença, a prescrição de doses e frequências adequadas e a identificação e gerenciamento de fatores desencadeantes das crises.
Asma leve e moderada
Se você sofre de asma leve ou moderada, saiba que existem avanços significativos no tratamento disponíveis atualmente. Tanto para aqueles que apresentam sintomas leves, quanto para os casos mais graves.
Para os pacientes com asma leve, a primeira escolha de tratamento é a utilização de corticoides inalados e broncodilatadores beta-2 de longa duração. No entanto, em algumas situações, o uso intermitente desses medicamentos, somente quando os sintomas aparecem, pode ser uma opção viável e mais cômoda para o paciente. Mas, é importante destacar que a decisão por essa abordagem deve ser discutida com o médico que o acompanha.
Atualmente, os pacientes com asma leve e moderada são encorajados a utilizar uma combinação de formoterol, um broncodilatador de longa duração com início de ação imediata, e um corticoide inalatório para controlar os sintomas agudos. Essa estratégia, conhecida como terapia de controle e resgate, tem apresentado excelentes resultados no controle de sintomas e na prevenção de exacerbações da doença.
Asma grave
Se houveram novidades no tratamento da asma leve a moderada, os avanços para tratar pacientes com asma grave foram ainda mais significativos nos últimos anos.
Uma grande quantidade de pacientes com asma grave precisa utilizar doses elevadas de corticoides e outras terapias de suporte, as quais não são sempre eficazes em controlar os sintomas persistentes, tais como falta de ar, tosse, chiado e sensação de aperto no peito, os quais atrapalham as atividades cotidianas.
Esses corticoides em doses elevadas estão associados a efeitos colaterais graves. Pensando nisso, os imunobiológicos são uma inovação positiva no tratamento da asma grave. Esses medicamentos biológicos são indicados para tratar os casos da doença que não respondem ao tratamento convencional, reduzindo os sintomas da doença, melhorando a qualidade de vida do paciente, reduzindo as visitas aos prontos-socorros e as internações hospitalares causadas pelas crises de asma.
Anticorpos monoclonais
Os anticorpos monoclonais são uma classe de medicamentos que têm sido utilizados com sucesso no tratamento da asma. Esses medicamentos são projetados para atingir uma molécula específica no sistema imunológico que está envolvida na inflamação dos pulmões.
Existem vários tipos de anticorpos monoclonais que foram aprovados para o tratamento da asma, incluindo o omalizumabe, mepolizumabe, reslizumabe, benralizumabe e dupilumabe. Cada um desses medicamentos funciona de maneira um pouco diferente, mas todos têm como objetivo reduzir a inflamação nos pulmões e melhorar os sintomas da asma.
Se você tem asma, é importante conversar com seu médico sobre as opções de tratamento disponíveis para você!
Com diagnósticos mais precisos, tratamentos personalizados e mais convenientes, os pacientes com asma têm mais opções do que nunca para gerenciar seus sintomas e ter uma vida mais saudável.
O Insight é um centro de pesquisas multiespecialidades privado que preza pela inovação em saúde através de uma equipe e infraestrutura propícias para conduzir estudos clínicos de diversas especialidades com ética, comprometimento e qualidade.
Se você quer saber tudo sobre o mundo da pesquisa clínica, continue nos acompanhando em todas as redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn.