Compartilhe

Blog

Destaques

Posso ter asma depois de adulto?

A asma é uma das doenças respiratórias mais recorrentes no Brasil: atinge cerca de 20 milhões de pessoas de todas as idades

A asma é uma das doenças respiratórias mais recorrentes no Brasil. Cerca de 20 milhões de pessoas de todas as idades. Determinada por problemas respiratórios, inflamações nas vias aéreas ou brônquios, seus principais sintomas são a falta de ar ou dificuldade para respirar, peito aperto e tosse. Também pode desencadear insônia, fadiga e absenteísmo. 

Geralmente, a doença é descoberta ainda na infância, mas também pode se desenvolver ao longo da vida, inclusive se desencadear por hábitos, como o tabagismo. 

Então sim, é possível ter asma depois de adulto. A maioria dos casos de adultos surgem na infância, e dois terços dos casos vêem a doença desaparecer durante a adolescência. Mas, ao cultivar alguns (maus) hábitos, a doença pode aparecer já na fase adulta. 

Um tipo importante de asma nesta idade é a asma ocupacional. Ela é causada por materiais que se encontram no local de trabalho: 15% de casos de asma em adultos são provenientes do trabalho. Já as mulheres, por questões diversas, incluindo os aspectos hormonais, sofrem mais com a doença do que os homens nessa idade. 

“O tabagismo, a poluição ambiental e vírus são alguns dos causadores. A falta de atividade física e a obesidade, assim como em outras doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão, também são motivos de alerta”, afirma o professor da UFMG e médico pneumologista Cassio da Cunha Ibiapina. 

Sintomas

A asma nos adultos podem ter sintomas facilmente confundidos com uma pequena crise alérgica, até que se tornem continuados: pieira, falta de ar, aperto no peito e tosse. Estes sintomas podem ocorrer a qualquer altura, mas sobretudo à noite ou ao início da manhã.

Os adultos com asma podem apresentar um leque alargado destes sintomas, com diferentes graus de gravidade. Eles podem se agravar ao longo de horas ou em minutos, e em casos graves, o único método para se aliviar é através de hospitalização. 

Muitos também têm alergias juntamente com a doença. Fazendo com que os sintomas da asma se agravem em relação à exposição aos alérgenos.  

Como prevenir? 

Muitas vezes a causa da asma da idade adulta é desconhecida, fazendo com que achar uma forma de prevenção seja muito difícil. A asma ocupacional é uma exceção que pode-se prevenir ao sair da exposição dos materiais que desencadeiam a doença. 

Mas você pode agregar hábitos que evitam crises e que podem também ajudar a prevenir a doença na fase adulta: 

  • Evitar o tabagismo passivo ou ativo
  • Identificar quaisquer fatores que desencadeiem ou agravem os sintomas
  • Evitar a exposição a alérgenos transportados pelo ar
  • Evitar a exposição a níveis elevados de poluição do ar

Tratamento 

Costumam ser utilizados dois tipos de medicamentos. Um deles tem como objetivo promover o alívio durante as crises respiratórias; o outro ajuda a fazer a manutenção da saúde, evitando que as crises aconteçam. A principal via de administração dos medicamentos para asma é inalatória.

Se você quer saber tudo sobre o mundo da pesquisa clínica, continue nos acompanhando em todas as redes sociais no FacebookInstagram e LinkedIn.