Compartilhe

Blog

Destaques

Entenda o que é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Comum entre os brasileiros, apenas 12% dos casos da doença também chamada de bronquite crônica e enfisema são diagnosticados no país

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, também conhecida como DPOC, é uma obstrução da passagem do ar nos pulmões, e é provocada pela fumaça do cigarro ou de compostos químicos nocivos, e desenvolve um quadro persistente de bronquite (quando permanente de inflamação nos pulmões) ou enfisema pulmonar (que destrói os alvéolos pulmonares). 

Esses quadros podem levar a interrupção da respiração de vez, a diminuição da circulação de oxigênio no sangue e o envio de substâncias tóxicas para todo o corpo. Os pacientes podem apresentar fraqueza muscular, raciocínio afetado e depressão. O risco de infarto e AVC aumentam duas vezes mais. 

Os grupos mais afetados pela doença são idosos, fumantes e ex-tabagistas. Também é mais comum em homens, principalmente os que têm mais de 40 anos. 

Causas da DPOC

Na imensa maioria dos casos, ela é causada pelo tabagismo. Entretanto, estima-se que fumantes passivos, ou seja, aqueles que inalam a fumaça de cigarro expelida por outros, também possam desenvolver DPOC se expostos por muitos anos. 

Outra possível causa da DPOC é a fumaça expelida no interior de cozinhas. Esse é, a propósito, um fator de risco que se observa com mais frequência em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Embora não tão recorrentes, os casos em que a enfermidade tem causas genéticas precisam ser considerados. A principal causa é a deficiência de alfa-1 antitripsina, um inibidor com função de proteger os pulmões da destruição de seus tecidos por meio da protease. 

Principais sintomas 

A DPOC é uma doença de instalação lenta e silenciosa. Os seus sintomas incluem, geralmente:

  • Falta de ar (dispneia) (associada a esforços, como subir escadas, correr ou praticar atividades); 
  • tosse produtiva e persistente;
  • Pigarro
  • Escarro em excesso. 

A dificuldade no diagnóstico

A uma enorme dificuldade em diagnosticar a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, uma vez que os pacientes consideram seus sintomas como algo normal, e não uma doença. 

“Muitos idosos atribuem o cansaço e a falta de ar ao envelhecimento, não reconhecendo que estão, na verdade, doentes. O mesmo acontece com fumantes, que atribuem a tosse e o pigarro aos cigarros, mas não à doença provocada por cigarros. Eles acreditam que quando pararem de fumar, tudo vai voltar ao normal, o que não é verdade”, explica o diretor científico e pneumologista da Faculdade de Medicina do ABC, Franco Martins. 

O exame que identifica a DPOC é o exame de espirometria, conhecido como Prova de função pulmonar. Mas nem todas as pessoas tendem a fazer, levando em consideração também a afirmativa do pneumologista Martins. Por isso, um questionário é sugerido às pessoas, com perguntas como: se você tosse várias vezes no dia, Se tem catarro ou muco na maioria dos dias, se você tem falta de ar ou se cansa mais facilmente do que as outras pessoas da mesma idade. 

Possíveis tratamentos

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica não tem cura, mas existem tratamentos que podem retardar o desenvolvimento da doença, controlar e reduzir os sintomas e complicações. 

Quando a doença já está instalada, é comum a prescrição de broncodilatadores, corticóides inalatórios e, em alguns casos, fármacos agonistas beta-2 mucolíticos de longa ação. 

Nos últimos tempos, uma forma de tratamento a base de canabidiol vem sido testada. Embora ainda não haja estudos conclusivos, é possível considerar a Cannabis medicinal como um tratamento alternativo para a DPOC e outras doenças pulmonares, como o câncer de pulmão.

Se você quer saber tudo sobre o mundo da pesquisa clínica, continue nos acompanhando em todas as redes sociais no FacebookInstagram e LinkedIn.