Para nós do Insight, é muito importante que possamos esclarecer o que é pesquisa clínica e quais são os processos que envolvem cada um deles. Para facilitar ainda mais, realizamos uma entrevista com a sub investigadora do nosso centro de pesquisa, Vanessa Lucas, para falar sobre o seu cargo e sobre como é trabalhar conosco.
Vanessa Lucas, formada em medicina no ano de 1998 pela PUC do Rio Grande do Sul, fez sua especialização em anestesiologia entre 2001 e seguiu trabalhando com a equipe com a qual fez sua residência. Morou 3 anos na Austrália, onde pode vivenciar novos horizontes e experiências. Em seguida, partiu na sua jornada para California, São Francisco, onde começou uma pós-graduação na Universidade da California de Coordenação de Desenhos de Estudos Clínicos.
Confira as perguntas realizadas na entrevista:
Quando foi o seu primeiro contato com a Pesquisa Clínica?
Durante todos os 18 anos que trabalhei como anestesiologista participei de uma série de estudos clínicos, sempre me interessei muito por esse setor. Na área de anestesia, de pneumologia… E então eu já tinha experiencia prévia participando desses vários estudos ao longo desses anos.
Hoje estou finalizando minha pós-graduação, com duração de 3 anos, e me dedicar full time para a pesquisa clínica.
Como foi a sua trajetória profissional até a chegada no Insight?
Eu era sócia da equipe SANE, que é a Sociedade de Anestesiologia, uma equipe bem tradicional e bem antiga, com mais de 50 anos. Na época eu era preceptora da residência de anestesiologia. Sempre demos muito valor a inovação, técnicas novas, e a própria pesquisa.
Eu trabalhava com cirurgia toráxica, cardíaca e cardiovascular, fazia outras cirurgias também, mas mais voltadas para essas áreas. Fiquei 18 anos trabalhando dessa forma, muitas horas diárias, e em 2006 quando resolvi sair do país por um tempo comecei a pensar em uma nova área dentro da medicina que me trouxesse uma nova paixão, e que eu me sentisse que estivesse contribuindo.
É assim que eu me sinto trabalhando com Pesquisa Clínica.
Qual é o seu cargo no Insight e quais são as suas atividades diárias no centro?
No Insight eu sou a médica sub investigadora, o que isso significa: temos um investigador principal, que é um médico que traz o estudo para o centro. Normalmente esse médico investigador principal é contratado por uma indústria farmacêutica, e é o responsável pelo estudo. Como sub investigadora, eu faço a avaliação clínica dos pacientes, tanto antes, durante e após os estudos também.
Dessa forma, trabalhamos juntos para não deixar passar absolutamente nada, e realizar o cuidado desses pacientes, com avaliações clínicas e acompanhamento dos pacientes.
Um sub investigador fará o cuidado dos pacientes que estão participando de uma pesquisa clínica, e esse profissional é de fato indispensável em suas conduções.
Agora que você já sabe o que faz esse profissional, continue atento às novidades para conhecer outros profissionais do Insight!
Quer conhecer os estudos clínicos abertos no Insight? Clique aqui e confira!
E se você quer saber tudo sobre o mundo da pesquisa clínica, continue nos acompanhando em todas as redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn.