Compartilhe

Blog

Destaques

Conheça os benefícios de uma parceria com Insight: entrevista com Dr. Waldo Mattos

Médico pneumologista do Grupo Hospitalar Conceição, um dos maiores grupos hospitalares do sul do país, o Dr. Waldo Mattos tem a pesquisa clínica como elemento fundamental na ascensão de sua carreira profissional. Atualmente, ele conta com a parceria do Insight na condução de estudos clínicos para a área de pneumologia.

Confira a entrevista completa com o profissional e saiba mais sobre a sua trajetória e parceria com o Insight!

Como a sua carreira profissional foi estruturada?

Em 1984, me formei em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas. Entre os anos de 1985 e 1988, realizei residência médica em Medicina Interna e em Pneumologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). No período de 1994 a 1995, realizei doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fazendo trabalho de campo na Medical Jefferson College na Filadélfia. Entre 1998 e 1999, realizei meu Pós-Doutorado em Londres, no Imperial College School of Medicine.

Desde 2002, sou professor da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), ministrando as disciplinas de semiologia e pneumologia. Além disso, atuo desde 1999 como médico pneumologista no Hospital Conceição, desenvolvendo atividades de pesquisa clínica para a indústria farmacêutica.

Por que você optou pela área da pesquisa clínica?

Como o meu currículo é acadêmico, a vinculação com a pesquisa sempre foi presente na minha vida.  Eu percebi que a pesquisa acadêmica era uma linha interessante para eu seguir, entretanto, é uma área pouco valorizada em nosso país, não havendo recursos necessários para a sua realização de forma eficiente. Então, eu optei pela pesquisa clínica, já que é uma outra forma de executar pesquisas, sendo uma atividade patrocinada pelas indústrias farmacêuticas e remunerada. Você recebe os recursos necessários para condução dos estudos clínicos.

Como a pesquisa clínica pode contribuir com a sua área de atuação?

Estar dentro do circuito da pesquisa clínica e participar dos principais estudos internacionais, interagindo com profissionais de todo o mundo, é um aperfeiçoamento profissional único. Você recebe treinamentos e fica por dentro das mais recentes novidades da medicina, adquire experiência em métodos e medicamentos que ainda não estão disponíveis comercialmente. Além de ser uma atividade remunerada, ela também agrega valor e conhecimento, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional.

Como se iniciou a sua parceria com o Insight?

Antes, as atividades de pesquisa clínica eram realizadas no próprio Hospital Conceição. Com a necessidade vinda pela pandemia e uma demanda maior de espaço, no ano passado inauguramos um centro de pesquisa com uma área de 60 m² e a 200 metros de distância do hospital. Agora temos um local exclusivo para o desenvolvimento de pesquisas e atendimento dos pacientes.

Como um centro de pesquisa clínica com uma demanda cada vez maior de estudos, também surgiu a necessidade de contar com uma equipe de suporte que permitisse ainda mais o nosso crescimento. Foi aí que começamos a parceria com o Insight. É uma parceria que está dando certo e a perspectiva é de se solidificar para crescer ainda mais.

Quais foram as últimas descobertas da pesquisa clínica na sua área de atuação?

A Pneumologia é uma área que está em fase de ascensão em termos de volume de pesquisas realizadas. Há dez anos atrás houve a incorporação do primeiro imunobiológico para o tratamento da asma, o omalizumabe, um anticorpo monoclonal anti-IgE. Há mais ou menos 4 a 5 anos, também foi aprovado para a comercialização a terapia anti-interleucina-5, na qual a gente fez parte de vários estudos.

Ainda há outros medicamentos moduladores imunológicos que estão em fase de desenvolvimento, inclusive para doenças como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Terminamos no ano passado um estudo de fase III com o medicamento tezepelumabe em adultos e adolescentes com asma grave não controlada. Esse é um tipo de medicamento imunobiológico de amplo espectro, que atua em qualquer tipo de inflamação nas vias aéreas.

Quais são os benefícios ao fazer uma parceria com um Centro de Pesquisa como o Insight?

Os profissionais do Insight têm uma experiência consolidada de muitos anos com pesquisa clínica. Trabalhar com uma equipe qualificada, como a do Insight, é ter um resultado muito mais satisfatório em nossos serviços. Nós conseguimos trabalhar de um modo mais setorizado e focado. A nossa equipe médica foca na interação com a indústria, na busca por novos estudos, avaliação, rastreamento e atendimento dos pacientes. Já o processo regulatório e a execução dos procedimentos das visitas técnicas ficam por conta da equipe do Insight.

Você sabe que as coisas estão sendo executadas de modo adequado e que tem um controle de qualidade permanente que está sendo feito. O objetivo é que com essa parceria nosso centro de pesquisa tenha uma resolutividade maior para poder abraçar um maior número de serviços.

Quer saber mais sobre o Insight? Clique aqui, preencha o formulário e venha conversar conosco!