Compartilhe

Blog

Destaques

Afinal, existem riscos a serem considerados pelos participantes da uma pesquisa clínica?

Somente através das pesquisas clínicas é possível obter dados confiáveis para o desenvolvimento de novos medicamentos que se destinam a salvar milhões de vidas. Antes de entrar em um estudo, os participantes devem ter o conhecimento sobre os seus direitos e deveres, assim como os riscos e benefícios que envolvem a sua participação.

Os ensaios clínicos podem envolver riscos, assim como todo processo de investigação, afinal, os medicamentos experimentais são testados porque ainda não se sabe informações suficientes sobre eles, como a sua eficácia e os seus possíveis efeitos colaterais. Cada pessoa pode reagir de uma maneira diferente em relação a um outro indivíduo que tomou a mesma medicação, sendo assim, algo que precisa ser acompanhado de perto!

Apesar disso, todas as informações sobre os riscos envolvidos são esclarecidas aos voluntários, principalmente sobre aqueles que já são previsíveis, e caso o paciente deseje sair do estudo antes de sua finalização, este poderá retirar o seu consentimento de participação a qualquer momento.

É importante frisar que caso apareçam efeitos colaterais que possam colocar em risco a saúde dos pacientes, os mesmos deverão ser informados obrigatoriamente ao Comitê de Ética em Pesquisas (CEP) e, em algumas circunstâncias, a pesquisa pode ser interrompida ou suspensa temporiamente até que mais informações sejam conhecidas. Além disso, um tratamento deve ser introduzido o quanto antes para suprimir o evento adverso!

Inúmeros esforços são conduzidos pelos médicos investigadores e toda a equipe multidisciplinar para garantir o conforto e bem-estar dos voluntários. Com o cumprimento das regras internacionais de Boas Práticas Clínicas, que constituem um padrão de qualidade científico e ético internacional, além de se fornecer dados mais confiáveis e um resultado com mais credibilidade, a segurança de todos os pacientes é assegurada!