Vale ressaltar que a asma é um problema muito sério, mas que por muitas vezes é ignorado pelos brasileiros. O fato é que ela é a quarta maior causa de internações todos os anos no Brasil e leva mais de 2 mil pessoas à morte todos os anos de acordo com dados do Ministério da Saúde.
O problema vai além da doença em si. É que muitas vezes, os diagnósticos são feitos de maneira tardia já que a sua relação com alergias é extremamente comum. Um levantamento da Editora Abril mostra que 70% dos pacientes diagnosticados de asma receberam diferentes diagnósticos pelos seus médicos antes de serem finalmente enquadrados no quadro clínico da patologia.
A falta de informações pode afetar esse discernimento e até atrasar a ida ao médico em busca de tratamentos. E não para por aí, já que a asma é um problema heterogêneo que varia de classificação muitas vezes e um tratamento de sucesso depende da identificação rápida deste problema.
Medicamentos e a importância do controle
Já existem medicamentos que reduzem o processo de inflamação das vias aéreas e que aliviam os sintomas da asma. Os chamados corticosteroides – que são anti-inflamatórios – são usados constantemente para prevenir crises de acordo com a gravidade caso a caso.
Não podemos esquecer também das famosas bombinhas. Também conhecidas por broncodilatadores, elas permitem uma passagem mais fluída do ar pelas vias aéreas e podem ser usados em diversos momentos, seja em crises ou como maneira de controlar a asma de uma forma geral.
Dito isso, especialistas salientam que o uso contínuo de medicamentos é extremamente importante porque uma possível pausa no tratamento resultará no agravamento da asma, com crises frequentes e perda da função pulmonar com o tempo.
A criação de novos medicamentos e tratamentos que possam ser utilizados na busca por soluções contra a asma é essencial neste cenário, para gerar mais qualidade de vida a esses pacientes que convivem com problemas como insônia e limitações para atividades do dia a dia, além de hospitalizações em casos de crises graves.
Pesquisa Clínica e a asma
No Insight, nós estamos procurando voluntários para participarem de uma pesquisa clínica que pode ajudar na criação de novos tratamentos mais modernos e eficazes Você já conhece o nosso estudo sobre asma? Clique aqui, faça a sua inscrição e ajude a salvar milhões de vidas!
Aproveite e nos acompanhe nas redes sociais para ter ainda mais informações sobre a asma.