Compartilhe

Blog

Destaques

O sucesso de um centro de pesquisa iniciando seus estudos clínicos!

O Insight começou uma nova série de entrevistas com profissionais da área da pesquisa clínica que fazem parte do ecossistema do centro. No terceiro episódio, conversamos com a Diretora de Gestão Regulatória do Insight, Aline de Cássia Santos. Ela falou sobre a nova fase do Insight, com o início da condução de estudos importantes para o crescimento e visibilidade do centro.

Em 2010, Aline se formou em Biologia no Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre e logo se interessou pela Pesquisa Clínica. A profissional se especializou na área e nos anos seguintes assumiu a coordenação de pesquisas no Hospital São Lucas PUCRS no setor de Urologia e Neurologia.

Atualmente, Aline atua paralelamente no Insight e no Hospital São Lucas, onde coordena a área de Neurologia. Durante esta trajetória, Aline conheceu suas parceiras fundadoras do Insight, Camila Bender e Andréa Kramer, com quem dividiu o amor pela área da pesquisa. O projeto foi desenvolvido por cerca de 5 anos até ser estruturado pelas três no início de 2021.

No Insight, Aline é responsável pela revisão dos protocolos e do seu encaminhamento para o comitê de ética. Além disso, ela direciona as qualificações da equipe no início dos estudos e faz a aprovação e validação de cada patrocinador. Na parte administrativa, é responsável por organizar o que será necessário para o protocolo de pesquisa; equipamentos, exames e toda rotina para receber o paciente. Acompanhe a seguir uma entrevista exclusiva com a Diretora de Gestão Financeira do Insight:

Atualmente, como você enxerga o cenário nacional da pesquisa clínica?

O processo regulatório hoje, tem certa morosidade, teve uma melhoria com a questão da pandemia e com os protocolos de vacina, mas as outras especialidades ainda continuam com a morosidade na avaliação do CONEP. Por isso, o objetivo do insight é que não tenhamos um fluxo interno que demore tanto, mas sim, que possamos submeter os protocolos em até 10 dias após recebimento. Além disso, nossa meta é que em até 45 dias sejam feitas as aprovações locais como centro participante.

Como está sendo esse processo de estruturação do Insight para o início de estudos?

Casualmente, a entrevista está sendo exatamente quando estamos fazendo a submissão de um dos protocolos. Recebamos ele no dia 16 de janeiro e no dia 17 ele já estava submetido ao comitê de ética. Então fizemos uma força tarefa para poder entrar na reunião do dia 21 do comitê de ética, e ele entrou.

Como foi o processo de captação dos estudos para o Insight? E o que isso significa para vocês enquanto centro de pesquisa?

Isso significa que estamos atingindo o nosso objetivo, estar com estudos ativos no primeiro semestre de 2022. E isso foi esforço de nós três, porque juntos somos mais fortes.

Desde abril, estamos fazendo reuniões remotas com os patrocinadores, usando nosso network, porque temos muito tempo de experiência na pesquisa clínica. Esse contato direto com os patrocinadores, foi o que fez essa diferença, e nós como experientes conseguimos.

Estar iniciando esses dois projetos em março, com pacientes no centro, circulando, sendo atendidos, isso já é grande parte do nosso objetivo sendo ativado, preservando sempre a segurança e ética dos nossos pacientes.

Você acredita que essa nova etapa facilita ainda mais a captação de novos estudos?

Total. Digamos que esses dois estudos serão os nossos carros chefes, então a gente viu que é isso que precisamos manter e preservar.

Ocorreu uma prática para que possamos provar que temos essa agilidade, e isso vai nos colocar na vitrine para outros patrocinadores, ou seja a bagagem que temos será vista.

Quais os próximos passos para o Insight?

A nossa equipe já está sendo estruturada e treinada, estamos bem engajados para a estruturação do Insight para a condução desses dois protocolos.

O que eu espero é que os nossos objetivos estão sendo alinhados para serem atingidos, tanto como equipe, estruturação…

Equipe qualificada e estrutura, a gente já está à espera de novos protocolos nacionais e internacionais.

Quer saber mais sobre o Insight? Clique aqui, preencha o formulário e venha conversar conosco!